sexta-feira, 28 de maio de 2010

Gerencie liderando, lidere empreendendo


Periodicamente, as organizações redistribuem suas posições gerenciais, seja por motivos administrativos ou em função de diretrizes da gestão. Em acréscimo, temos ainda a onda denominada globalização acompanhada do aumento de competitividade, onde as empresas forçosamente exercitam então processos de mudanças internas.

Observando esta movimentação, faz-se necessário identificar as características relevantes que levam o colaborador ao crescimento profissional e hierárquico em uma empresa, orientadas segundo três linhas de pensamento: organização com competência operacional, habilidades interpessoais, e empreendedorismo.

Embora seja possível observar uma coerência no acoplamento entre estas três correntes de pensamento, não necessariamente elas devam ser praticadas concomitantemente ou mesmo se uma delas seria a mais correta. Na verdade, a aplicabilidade de cada uma dependerá do momento em que vive sua empresa e em relação às ações identificadas pela gestão estratégica. A missão, os objetivos, as metas e os valores da organização definirão que tipo de desempenho se espera dos colaboradores com papel de coordenação.

Por fim, não há como fugir deste debate. Identifique o contexto em que sua empresa está inserida, o que ela espera de você, e em qual das três linhas de pensamento você orientará sua carreira. Ou surfa-se esta onda, ou resista e corra o risco de ser levado por um tsunami.


http://www.administradores.com.br/informe-se/administracao-e-negocios/gerencie-liderando-lidere-empreendendo/33543/

Postado por: Deise C. Lewandowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Powered By Blogger