sexta-feira, 14 de maio de 2010

Test-drive no céu do Estado













Uma nova tecnologia chaga a Base Área de Santa Maria, onde a mesma foi escolhida para testes de um avião não tripulado. A Base é única do país a ter um esquadrão de reconhecimento e ataque com avião.

O avião sobe ao céu, mas o piloto fica em terra...

O “piloto” comanda tudo de dentro de um contêiner, na Base, onde há um moderno sistema de controle, com joystick e telas de vídeo. A cena é muito parecida a de um videogame com aeromodelos.

O avião israelense Hemes 450 começou a voar em Março após treinamento de pilotos e técnicos. Uma vantagem dos aviões não tripulados é de fornecer informações em tempo real.
Uma câmera e infravermelhos capta imagens que podem ser usadas para varias finalidades, como identificar alvos e verificar o avanço do inimigo, em caso de guerra. Em situações civis, pode encontrar vitimas e desastres naturais.

Até o final do ano, dois modelos serão testados pela FAB, na Base Área de Santa Maria. A fabricação do avião é israelense Elbit Systems, e a porto-alegrense AEL-Aeroeletronica, que integra o grupo Elbit, cederam as aeronaves para teste sem custos.

HERMES 450 (dados)
Comprimento: 6 metros
Envergadura (asas): 10 metros
Velocidade de viagem: 110 Km/h
Peso para decolagem: 450 quilos
Alcance: 250 quilômetros
Autonomia: 15 horas
Armamento: nenhum

Será que num futuro breve aviões deste estarão sobrevoando cidades, florestas para prevenir assaltos, achar desaparecidos????

Esperamos que sim...

Postado por: Michel Mousquer

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Powered By Blogger